21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Milei diz que Lula é ‘bem-vindo’ em sua posse; Bolsonaro foi convidado antes e levará comitiva

Ex-presidente confirmou presenças de cinco governadores, entre eles Tarcísio de Freitas, Romeu Zema e quase 20 deputados

Javier Milei, presidente recém-eleito da Argentina, afirmou ontem que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “será bem-vindo” caso decida comparecer à sua posse.

O próprio Milei fez ataques a Lula durante a corrida pela Casa Rosada, mas agora diz ter reconhecido “curtos-circuitos na campanha”, mas garantiu que “é um grande parceiro de negócios” da Argentina. Milei já se referiu ao petista como “ladrão”, “comunista furioso” e “ex-presidiário”.

Diana Mondino, cotada para assumir o Ministério das Relações Exteriores da Argentina, também revelou o desejo de ter Lula na posse de Milei, marcada para 10 de dezembro.

“Vamos convidar Lula para vir à posse. O Brasil e a Argentina sempre estiveram juntos e sempre trabalharão juntos”, disse Mondino na contramão de outras declarações.

Bolsonaro

Apesar disso, ele já convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a cerimônia, que deve levar uma comitiva de aliados ao evento, entre eles o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Outros governadores que confirmaram presença foram Romeu Zema (Novo-MG) Jorginho Mello (PL-SC), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR).

Com Jair, condenado como inelegível para até 2026, vão ainda ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, e do ex-secretário de Comunicação e atual assessor de Bolsonaro, Fábio Wajngarten. Ao menos 17 deputados federais brasileiros já confirmaram presença na comitiva do ex-presidente.