7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Ministro Fux, do TSE, devolve mandato do pastor João Luiz na ALE

Deputado havia sido cassado, mas vai responder ao processo no exercício do mandato

Afastado do mandato de deputado estadual em 2017, após julgamento do Tribunal Regional Eleitoral, o Pastor João Luiz (PSC) retorna às suas funções na Assembleia Legislativa do Estado, a partir da próxima terça-feira, 03, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão do TSE chegará à Mesa Diretora do Legislativo alagoano nesta segunda-feira, 02, para as providências legais, segundo anunciou o advogado Eduardo Monteiro, que defendeu a causa do deputado na justiça eleitoral.

Pastor João Luiz: de volta ao mandato.

O Pastor João Luiz foi acusado de abusos dos meios de comunicação, de poder econômico nas eleições de 2014 e de utilizar a estrutura da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) durante a campanha eleitoral. João Luiz Rocha é presidente da Igreja Quadrangular.

Ele voltará ao mandato de deputado por decisão do ministro Luiz Fux, que suspendeu a decisão monocrática do ministro  Napoleão Nunes Maia Filho, que havia determinado a cassação do mandato do parlamentar e a perda dos direitos políticos por 8 anos anos.

Mas, o mérito da questão ainda está para ser julgado pelo pleno do TSE. No entanto, até lá o deputado poderá exercer suas funções normalmente na Assembleia Legislativa.