19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Ministro Zanin é relator de processo do governo de Alagoas contra Prefeitura de Maceió

Escritório de Zanin, antes da posse, fazia defesa do governador Paulo processo pessoal. Agora a defesa é de Valeska Martins

Governador Paulo Dantas foi à posse de Zanin no STF

Uma vez empossado no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin passou a receber do sistema eletrônico do STF os  processos que vai julgar, agora como novo magistrado.

Até às 18h da quinta-feira, 3, dia posse, Zanin recebeu 10 novos processos, que foram distribuídos a ele.

Além disso, foram encaminhados a ele 364 processos e 220 recursos vindos do Ministro Lewandowski, totalizando um acervo de 594 casos para análise.

Entre esses casos, um deles pode representar o primeiro desafio de Zanin em sua transição da advocacia para a magistratura.

Ele agora atua como relator em uma disputa envolvendo a Prefeitura de Maceió, liderada por JHC, e o Governo do Estado de Alagoas, liderado por Paulo Dantas.

Este caso trata da decisão sobre o destino de uma outorga de mais de 1 bilhão de reais relacionada ao serviço de saneamento na região metropolitana da capital alagoana.

Notavelmente, enquanto atuava como advogado, Zanin já havia representado o governador alagoano em um processo sob a relatoria do Ministro Roberto Barroso, que tratava de alegações de corrupção.

Com a entrada de Zanin no STF, a defesa de Dantas está agora a cargo da esposa do ministro, Valeska Martins.