9 de janeiro de 2025Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Morador esquece panela ligada e bombeiros controlam princípio de incêndio na Ponta Verde

Proprietário do apartamento estava dormindo; equipe precisou arrombar a porta para conter o sinistro

Agentes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) combateram, na manhã desta quarta-feira (8), um princípio de incêndio no 4º andar de um edifício residencial, da Rua Hélio Pradines, no bairro Ponta Verde, em Maceió. A localização estratégica do Batalhão de Bombeiros Militar de Salvamento Aquático (BBMSA), na orla de Pajuçara, foi fundamental para que a ocorrência fosse solucionada de forma célere e eficiente.

O chamado de emergência foi recebido por volta das 9h20, e em menos de dez minutos, a equipe chegou ao local. Durante a ação, os militares subiram quatro andares, arrombaram a porta do apartamento e neutralizaram os riscos de um incêndio de maiores proporções.

O proprietário do apartamento, que havia esquecido quatro panelas no fogo, estava dormindo no momento do incidente. Os bombeiros forçaram a entrada, acordaram o morador e fecharam o registro de gás do fogão. Não havia chamas, apenas fumaça e danos aos materiais deixados no fogo. Esse trabalho garantiu a segurança dos residentes e preservou a integridade estrutural do prédio.

A CBMAL na orla de Pajuçara reforça o compromisso da corporação em proporcionar segurança e bem-estar à população. O comandante-geral enfatizou a relevância de manter uma unidade completamente equipada e estrategicamente posicionada na região, que possui uma área de alta concentração demográfica, com vias públicas que favorecem o tráfego das viaturas de socorro e combate a incêndio, interligadas a toda a parte baixa da cidade e permitindo respostas ágeis e eficazes em situações de emergência.

No ano passado, 17 ocorrências de combate a incêndio como esta foram atendidas a partir do Batalhão da orla de Pajuçara. Todos os registros mostram danos mínimos, devido à eficiência do tempo de resposta ao sinistro, o que destaca a eficácia da corporação ao manter uma unidade no local.

Os moradores do Edifício elogiaram a ação rápida e profissional dos bombeiros, que chegaram com quatro viaturas e onze militares, ressaltando a importância de um serviço bem estruturado e de pronto atendimento. O CBMAL continua empenhado no aprimoramento contínuo de suas operações, assegurando que a segurança pública seja sempre prioridade.

De acordo com o soldado bombeiro Wiktor, a brigada do prédio, gerenciada pelo porteiro, conseguiu evacuar parcialmente o edifício. “Quando chegamos tinha boa parte dos moradores já no pilotis”, disse.

Estabelecer as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento e atualização da brigada de incêndio, para atuação em edificações e áreas de risco no Estado de Alagoas é um dos critérios técnicos de regularização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O certificado emitido pelo CBMAL atesta que a edificação possui todas as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação.

Ademais, essa combinação de posicionamento estratégico do Batalhão de Bombeiros Militar na orla de Pajuçara, somada a preparação técnica e infraestrutura reforçam o compromisso com a proteção da população alagoana, garantindo bem-estar e tranquilidade tanto para moradores quanto para visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.