21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

MPE cobra da Prefeitura e Governo do Estado ações contra rachaduras no bairro do Pinheiro

Região foi a que mais sofreu com o abalo sísmico no início deste ano

A Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado foram cobrados pelos Ministério Público Estadual, para que sejam cumpridas as recomendações, feitas pelo Serviço de Geologia do Brasil e o Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para solucionar e apontar as causas das rachaduras no bairro do Pinheiro.

Após a publicação em junho, o MP abriu um procedimento de investigação para apurar o caso. O bairro de Maceió sofre com rachaduras, ocorridas nos meses de Fevereiro e Março. Alguns moradores preferem ficar fora dos imóveis e aguardam um laudo final sobre os motivos das rachaduras.

Entre as solicitações, agora cobradas pelo MPE, estão o Mapeamento com delimitação integral da área atingida pelo fraturamento, instalação de uma rede de monitoramento geodésico e de uma rede de monitoramento sismográfico.

A região foi a que mais sofreu com o abalo sísmico no início deste ano. No dia 3 de março, um forte tremor foi sentido nos bairros do Bebedouro, Cruz das Almas, Jatiúca, Farol, Feitosa, Pinheiro e Serraria na capital Alagoana.

O acontecimento incomum provocou pânico em moradores, que chegaram a evacuar prédios, casas e foram para as ruas assustados. Os relatos de maior tremor foram no Pinheiro, onde até mesmo moradores em casas sentiram o evento. Nos demais bairros, só os que estavam em apartamentos.