19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

MPT notifica empresa de engenharia e DER após acidente com trabalhador que caiu de ponte

Jatobeton Engenharia terá que apresentar ao MPT as CATs dos últimos 12 meses, fichas de entrega de EPIs, certificados de curso de trabalho em altura e informações sobre outras medidas voltadas à Saúde e Segurança dos trabalhadores; DER também deverá fornecer documentação

Foto: Thiago Sampaio/Agência Alagoas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas expediu notificação, na última segunda-feira (19), para que a empresa Jatobeton Engenharia Ltda apresente documentação e manifestação sobre o acidente fatal com o trabalhador Eraldo Rodrigues Neto, que caiu na Lagoa Mundaú após despencar de estrutura montada para obras de manutenção na ponte Divaldo Suruagy. As informações devem ser anexadas a inquérito civil instaurado pelo MPT para apurar as circunstâncias do acidente.

A Jatobeton Engenharia terá que apresentar ao MPT as Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) emitidas nos últimos 12 meses, o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da empresa. O MPT também requisitou à empresa de engenharia cópia das fichas de entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) dos trabalhadores que laboram em Alagoas.

Dentre as informações solicitadas, a Jatobeton Engenharia também deverá apresentar cópia dos certificados de conclusão de curso de trabalho em altura, de todos os empregados que já realizaram o treinamento e estavam laborando na obra onde houve o acidente fatal.

A empresa responsável pelas obras na Ponte Divaldo Suruagy também terá que fornecer ao MPT os dados completos do trabalhador acidentado/falecido, com a descrição das circunstâncias do acidente e comprovação das medidas tomadas após o ocorrido. A Jatobeton ainda deverá fornecer cópia do contrato de prestação de serviços da obra onde o trabalhador foi vitimado, além da relação completa dos trabalhadores da empresa em Alagoas – que inclui os que laboram na obra onde ocorreu o acidente fatal -, acompanhado de cópia das fichas de registro desses empregados, emitidas pelo e-social.

Além das informações solicitadas à empresa, o Ministério Público do Trabalho também irá anexar à investigação o auto de infração lavrado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No dia 14 deste mês, o MTE embargou as obras de manutenção da ponte após o acidente com o trabalhador.

DER

O Ministério Público do Trabalho também expediu notificação para que o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) apresente documentação e manifestação sobre o acidente de trabalho.

O DER deverá apresentar a relação nominal dos servidores e técnicos responsáveis pela execução e acompanhamento da obra, com endereço completo, telefone pessoal e cargo ocupado no órgão. O departamento deverá fornecer, também, a cópia do contrato de prestação de serviços da obra onde o trabalhador foi vitimado.