19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Nas eleições deste ano, Renan Filho tem a maior coligação do Brasil

Com apoio de 19 partidos, do centrão ao PT, atual Governador de Alagoas é seguido pelo filho de Jader Barbalho, no Pará, que tem 17

O Governador Renan Filho (MDB), que lançou campanha neste domingo, ganhou destaque nacional nas eleições deste ano. Além de chamar a atenção por ser filho do senador Renan Calheiros (o que não é novidade para Alagoanos, mas é um fato curioso para os que veem de fora), deu que o candidato à reeleição tem a maior coligações para a disputa de governos estaduais na eleição deste ano.

O governador de Alagoas Renan Filho (MDB) disputará a reeleição com o apoio de 19 partidos. Além de ter ao lado no palaque seu pai, um dos candidatos ao Senado, estarão com ele desde partidos do centrão como PR e Solidariedade, que apoiam Geraldo Alckmin (PSDB) para a Presidência, até PT e PC do B, que sustentam a candidatura do ex-presidente Lula.

E esse alcance tem seus revezes: ele e o pai foram vaiados e chamados de golpistas na convenção do PT. Apesar disso, a aliança implica em mais tempo de propaganda partidária que o senador Fernando Collor (PTC), sustentado por oito partidos.

Jader Barbalho

Em situação semelhante estará o ex-ministro dos governos Dilma Rousseff e Michel Temer, Helder Barbalho (MDB). Ele disputará o governo do Pará e também terá o pai, Jader Barbalho (MDB), como candidato a senador. Helder aglutinou 17 partidos mesmo disputando o governo do estado pela oposição. Ele enfrentará nas urnas o deputado Márcio Miranda (DEM), com o apoio do governador Simão Jatene (PSDB).

Entre os aliados do emedebista estão cinco dos oito partidos que nacionalmente apoiam Alckmin e até partidos ainda mais à direita como o PSL de Jair Bolsonaro e o Patriota do Cabo Daciolo.