7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Nesta sexta tem “Lua de Sangue” no eclipse do século

O evento tem início por volta das 17h20; Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas disponibilizará telescópios no Posto Sete, praia da Jatiúca

No final desta sexta-feira (27), tem início o maior eclipse lunar já registrado neste século. Brasileiros em todo país se organizam para contemplar o alinhamento da lua com o sol, que deve durar pouco menos de duas horas.

Este eclipse ainda possui outro atrativo: sua iluminação por um efeito laranja avermelhado na lua, que ganhou o nome de “Lua de Sangue”. Os raios solares se curvam ao passar pela atmosfera terrestre justamente no momento em que a Lua está na sombra da Terra. A atmosfera funciona como uma lente que desvia as luzes vermelha e laranja do sol, deixando a cor avermelhada desse eclipse.

Acompanhando em Maceió

De acordo com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), o fenômeno também poderá ser visto em Alagoas. Além disso, o CEAAL vai disponibilizar no Posto 7, na Jatiúca, telescópios para quem quiser ver com mais nitidez o a “lua de sangue”.

O evento tem início por volta das 17h20. A lua já nasce totalmente eclipsada. Às 18h13, a lua entra na fase parcial, até as 19h19. Então, etapa derradeira tem início, a fase penumbral, que terminará às 20h28.