9 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Neste sábado: Cidades do Brasil e do mundo terão atos contra Bolsonaro

Movimento de mulheres contra o candidato do PSL ganhou a adesão de inúmeros movimentos e terá atos além das redes sociais, dentro e fora do país

Ruas, avenidas e praças no próximo dia 29, sábado, serão tomadas para mostrar rejeição contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), líder nas últimas pesquisas. O Facebook registrava 109 eventos para esta data em diversas capitais brasileiras e até do exterior, casos de Portugal, Alemanha,  França, Irlanda, Espanha, Austrália, Inglaterra, Holanda, entre outras.

Capitaneado pelos grupos “Mulheres contra Bolsonaro” e “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”, os eventos são apoiados por pessoas de todos os gêneros, com milhares de homens confirmando presença ou mesmo apoiando o protesto. A questão de gênero é predominante nos protestos, mas outras pautas surgiram durante o “todos contra Bolsonaro”.

O movimento, que a princípio era feminista, ganhou força no último final de semana. A comunidade “Mulheres Unidas contra Bolsonaro, que chegou a reunir quase 2 milhões de participantes no Facebook, foi alvo de ataque. Na madrugada do domingo, a página foi derrubada.

Pouco depois, a campanha do candidato comemorava nas redes sociais o apoio recebido por um grande grupo de mulheres. A queda da página impulsionou a resistência contra o candidato, que tomou conta das redes sociais com a hashtag #EleNão. Confira, abaixo, a lista com todos os locais e horários, no Brasil, das manifestações contra Bolsonaro.