2 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
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No imprensado: Veleiro tem 5 dias para iniciar melhorias no serviço de transporte

Arsal lista mudanças necessárias e determina que elas comecem a ser implantadas de imediato

Foto: Ascom/Arsal

Responsável pelas linhas de transporte coletivo que atendem o município de Rio Largo e região metropolitana da Maceió, a empresa Veleiro levou uma prensa da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (ARSAL), durante reunião realizada na noite de ontem (24).

A empresa é líder no ranking de reclamações por má prestação de serviços, com um índice de 27%, segundo levantamento do setor de Fiscalização e da Ouvidoria da Arsal. E os motivos são diversos: falta de manutenção dos veículos, excesso de passageiros, frota reduzida e atrasos nas rotas são alguns deles. Somente esta semana, com a intensificação da fiscalização nos terminais de ônibus, foram 41 notificações.

Para não ter cancelada a permissão, a empresa vai ter que apresentar, até a próxima segunda-feira (30), uma proposta de melhoria do serviço prestado.

A reunião desta terça-feira foi convocada e conduzida pelo diretor-presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros, e a empresa foi representada pelo sócio-diretor, Gustavo Barbosa da Rocha, e o advogado David Barbosa da Rocha. Eles receberam por ofício uma série de determinações a serem cumpridas de imediato, para que a empresa se enquadre às mínimas condições de qualidade, pontualidade e conforto.

Uma dessas exigências é o aumento do número de viagens das linhas que atualmente servem à região, na proporção de 14% no trecho Aeroporto-Ponta Verde; 30% na linha Cruzeiro do Sul-Ponta Verde; 40% na linha Cruzeiro do Sul-Centro; e 25% na linha Jarbas Oiticica-Centro, com base em estudo técnico realizado pela Arsal.

Também deverá ser iniciada, já a partir desta quinta-feira (26), a implantação de monitoramento eletrônico dos ônibus, para que a Agência possa controlar a velocidade, horários e trajeto percorridos.

A planilha com todas as providências a serem adotadas para solucionar os problemas identificados, será encaminhada pela Arsal, ao Ministério Público, já na próxima semana, para acompanhamento.

MAIS AÇÕES

Boa iniciativa da Agência Reguladora. Tem mesmo que cumprir o papel de cobrar o melhor na prestação de serviços públicos aos usuários. Sem esquecer que, mesmo com a Veleiro liderando o ranking de reclamações, outras empresas também estão precisando de um ‘aperto’ para melhorar o serviço.

E o próprio poder público também tem que cumprir sua parte. A situação de muitos pontos de ônibus é bem precária. A maioria funciona ao relento, sem ao menos um teto para abrigar da chuva e do sol.

Ontem, durante a Reunião, a Arsal informou que irá viabilizar a instalação de 70 a 100 abrigos em diversos pontos de ônibus na região metropolitana de Maceió.

Precisa de muito mais que isso, mas já é alguma coisa.

Vamos acreditar.

 

(*) Com informações da Assessoria da Arsal