7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Nota contra Bolsonaro: Movimento Agora! sofreu veto de Luciano Huck

Mesmo grupo tentou alçar Huck como candidato à presidência

O movimento Agora!, de renovação política e que tem entre seus líderes o apresentador Luciano Huck, está em crise. O apresentador global vetou a divulgação de um posicionamento contrário à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), mas este fora aprovado pela maioria de seus integrantes. Que devem abandonar o grupo.

O advogado Beto Vasconcelos já anunciou sua saída. Ele disse que não concordar com a imposição de Huck e que não é momento para o silêncio e que a história “não perdoará a neutralidade”. A ota defenderia o voto crítico em Fernando Haddad (PT).

Fundado em junho de 2016 na cidade de Petrópolis (RJ), o Agora! se intitula como um movimento “independente e sem vinculação partidária”. O grupo foi idealizado pelo cientista político Leandro Machado, pela especialista em segurança Ilona Szabó, fundadora do Instituto Igarapé, e pela empresária Patrícia Ellen, que foi sócia da consultoria McKinse.

Curiosamente, o mesmo grupo tentou alçar Huck como candidato à presidência. Não só isso: durante o segundo turno, Luciano atacou em editorial da Folha a forma de fazer política do Capitão do PSL.

“Bolsonaro se tornou conhecido propagando ideias retrógradas, sectárias, preconceituosas e belicistas. Tudo aquilo de que não precisamos na atual conjuntura. Um postulante ao cargo máximo da República definitivamente não pode pensar e muito menos dizer o que ele já disse ao longo dos seus 27 anos de vida pública”, afirmou o apresentador sobre o militar.