6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Nova gestão do Conselho de Políticas Culturais toma posse nesta terça

Segmentos da cadeia produtiva de cultura são audiovisual, artesanato, moda e design, artes cênicas, cultura afro, cultura popular, literatura, livro e leitura, música, artes visuais e patrimônio, arquivos e museus

Sede da Fundação Municipal de Ação Cultural. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ao longo dos meses de abril e maio, o Conselho Municipal de Política Culturais (CMPC), importante órgão consultivo ligado à Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), passou pelo processo eleitoral, com a finalidade de escolher os seus novos representantes da sociedade civil.

Além deles, conselheiros do poder público integrarão a gestão bienal, com duração até o ano de 2021. A posse acontecerá nesta terça-feira (4), às 9h, no auditório da Fundação, localizado no bairro de Jaraguá.

Os nove segmentos da cadeia produtiva de cultura representados no CMPC são audiovisual, artesanato, moda e design, artes cênicas, cultura afro, cultura popular, literatura, livro e leitura, música, artes visuais e patrimônio, arquivos e museus.

Cada uma destas nove cadeiras escolheu dois representantes, sendo um titular e um suplente. No audiovisual, Felipe Guimarães, remanescente do biênio anterior, será o titular e terá Nina Magalhães como sua suplente.

Nas cadeiras de artesanato, moda e design, Wendy Sherry, artesã há 28 anos e especialista em gestão de projetos e gestão pública, será a titular, com Lindinalva Camargo como suplente. Ticiane Simões, atriz e promotora cultural, fica com a titularidade na cadeira das artes cênicas, acompanhada por Alex Sandro de Azevedo na suplência. Na seara da cultura afro, Severino Cláudio, o mestre de capoeira Cláudio, com experiência de quase 30 anos na área, será o titular. E Diego Bernardes, militante do setor, o seu suplente.

Na cultura popular, os representantes serão Ana Clara Vasconcelos, que faz parte da Comissão Alagoana de Folclore (CAF), e José Carlos Santos Silva. As cadeiras de literatura, livro e leitura serão ocupadas pelos escritores Richard Plácido e Amanda Prado, membros do coletivo Ofélia: uma das mais atuantes entidades do setor. A música ficará por conta de Filipe Barros Mariz, músico e importante produtor cultural da cidade, como titular, e de Lailla Nayara Soares, como suplente.

Jamilla de Paula e Cinthia dos Santos serão as representantes do segmento de artes visuais. Rafaela Cristina, arquiteta e urbanista com mestrado na área Patrimônia Cultural, será a titular da cadeira de patrimônio, arquivos e museus, com João Paulo de Omena como seu suplente.

Representantes do poder público também já foram definidos

Além da sociedade civil, que elege representantes para as cadeiras de cada um dos segmentos representados pelo CMPC, o poder público e os demais órgãos integrantes já definiram seus conselheiros.

Pela Fundação Municipal de Ação Cultural, Marcos Sampaio, como titular, e Amaurício de Jesus, como suplente, são os escolhidos. Pela Semtabes, Luís Cavalieri e Niedja Oliveira. E, pela Secom, Átila Correia e Walter Pereira.

Pela Ufal, Ricardo Cabús será o titular e Diogo Brás o suplente. A Semec será representada por Maria Galvão e Marcos Sales. Os conselheiros da Semed serão Tércio Smith e Virgínia da Silva, e os da Semas serão Francisco de Souza e Brivaldo Marques. Representando a Semtur, estarão José Rocha e Elton Setton. A Sedet, por fim, será representada por Maria Souza e Tácio de Oliveira.