6 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Novo Ministério da Segurança Pública será de Jungmann

Temer: “novo ministério vai fazer reuniões permanentes com governadores e secretários de segurança e coordenar a área de inteligência”

O presidente Michel Temer vai anunciar nesta segunda (26) a criação do Ministério Extraordinário de Segurança Pública. Ele evitou citar os nomes em estudo para assumir a pasta, mas disse que pelo menos dez já foram cogitados.

O presidente da República explicou que o ministério vai coordenar as ações de segurança pública em todo o país, o que, segundo ele, nenhum governo federal quis fazer até agora.

Com dificuldades de encontrar um nome de peso, o presidente Michel Temer deve optar por uma solução caseira e deslocar o ministro da Defesa, Raul Jungmann, para o comando do novo Ministério da Segurança Pública.

O ministro foi cogitado desde o início, mas o Presidente ainda tinha a perspectiva de encontrar uma alternativa de fora, que não o obrigasse a ter de escolher um nome para o Ministério da Defesa.

“Esse ministério vai fazer reuniões permanentes com governadores e secretários de segurança”, disse em entrevista ao vivo à Rádio Bandeirantes. E completou: “Esse ministério vai coordenar a área de inteligência, porque também não basta colocar policial na rua com fuzil, precisa desbaratar o crime organizado”, afirmou.

Verbas

Ao falar sobre a questão financeira, Temer disse que a nova pasta pode implicar em mais gastos para administração pública, mas isso se justifica pela importância do trabalho a ser feito na área da segurança.

Os responsáveis pela gestão do Fundo Penitenciário Nacional, que tem dotação de R$ 570 milhões neste ano, estão atentos ao novo Ministério. Diretores do departamento que cuida do dinheiro temem que os recursos sejam remanejados para a nova pasta e pulverizados para financiar ações de combate ao crime, prejudicando investimentos no sistema carcerário. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, recebeu apelos para manter o departamento sob sua guarda.