3 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

O tempo que cada candidato ao Governo do Estado deve ter no guia eleitoral

Neste ano, o horário eleitoral gratuito será exibido durante 35 dias, com 9 minutos para candidatos a governador, nas terças, quintas e sábados

Nas eleições deste ano, os eleitores de Alagoas terão a opção de escolher dentre quatro candidatos ao Governo do Estado. São eles: Fernando Collor (PTC), Renan Calheiros (MDB), Basile Christopoulos (PSOL) e Josan Leite (PSL)

Com as eleições próximas, chegam também às rádios e televisões os adorados horários eleitorais gratuítos, que interrompem a programação para que saibamos suas propostas e, não raras vezes, acompanhesmo também bizarrices e alguma baixaria.

Em 2018, o horário eleitoral começa no último dia de agosto e segue até 4 de outubro, três dias antes do dia da votação. Serão 35 dias de guias eleitorais, com o espaço para Governador, em todos os estados, sendo abertos às terças, quintas e sábados, durante 9 minutos, de tarde e de noite.

Divisão na TV

A divisão de tempo leva em conta dois critérios: 10% igualitariamente e 90% de acordo com o número de deputados eleitos por partido. Partindo deste princípio e dos cálculos também feitos por Edivaldo Júnior:

Josan Leite terá menos de 15 segundos, Basile Christopoulos menos de 20 segundos, Fernando Collor mais de 3 minutos e 30 segundos e Renan Filho teve ter quase 5 minutos.