20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Operação Polhastro: Fiscal de renda é preso novamente

Marco César teria deixado a tornozeleira eletrônica descarregar seis vezes; Aparelho ficou desligado de 46 minutos a dois dias nas ocasiões

O fiscal de renda Marco César Lira de Araújo foi preso nesta manhã (20), em sua residência no bairro do Poço, por descumprir as medidas cautelares determinadas pela Justiça do monitoramento eletrônico.

Ele é acusado de participar de um esquema de sonegação fiscal investigado na operação Polhastro.

A decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) mantém a suspensão das senhas de acesso do servidor aos sistemas da Sefaz e demais órgãos ou setores fazendários do Poder Executivo de Alagoas.

Marco César teria deixado a tornozeleira eletrônica descarregar seis vezes, e o aparelho chegou a ficar desligado de 46 minutos a dois dias nestas ocasiões.

Operadores do Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos (CMEP) tentaram entrar em contato com o réu treze vezes, só conseguindo falar uma.

Polhastro

Além de Marco César, outros sete fiscais foram presos durante uma fase da Operação Polhastro. Ele teria recebido R$30 mil de propina do empresário Cláudio de Siqueira para orientá-lo em como proceder para evitar auditores-fiscais “mal-intencionados”, auxiliando em questões fiscais e jurídicas.

Em busca realizada na casa do empresário, teria sido encontrada uma carta supostamente escrita pelo réu com as orientações.

Na primeira fase da operação, que teve como principal alvo uma loja de carnes no bairro do Poço, foram presos os proprietários, acusados de sonegarem mais de R$ 150 milhões.