8 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Operação policial resulta em cinco mortes, uma prisão e PM ferido

Policial ferido foi atingido por um tiro de espingarda de raspão no rosto e foi levado ao HGE

Cumprindo 12 mandados expedidos pelos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital, uma operação policial que visa combater o crime organizado nas cidades de Atalaia, Maribondo e região, a 60 km de Maceió, resultou em cinco mortes de suspeitos e um policial ferido, na manhã desta terça (26). Um sexto homem foi preso e encaminhado para a sede da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), da Polícia Civil, em Maceió.

O policial ferido era um dos que cumpriam os mandados e foi atingido por um tiro de espingarda calibre 12 de raspão no rosto, durante a ação. Ele foi socorrido de helicóptero ao Hospital Geral do Estado (HGE) e passou por cirurgia. De acordo com o último boletim médico, emitido às 16h pelo HGE, o militar está sedado, entubado e encontra-se em estado estável.

De acordo com a BPRp, Marlon Araújo, três dos suspeitos mortos permaneceram em Maribondo e dois foram socorridos ainda com vida ao HGE, porém não resistiram aos ferimentos. Os dois socorridos foram identificados como Leonardo Danilo da Silva dos Santos, de 15 anos, e Vitor Daniel Silva Santos, 16.

Dos 12 mandado, dez foram de prisões temporárias, contra jovens que estão sendo investigados por terem ligação com uma organização criminosa que cometeu vários arrastões e assaltos, não só em comércios como também em fazendas na região. A organização, segundo a polícia, agia de forma bastante violenta. As vítimas eram ameaçadas de morte o tempo inteiro enquanto o grupo recolhia pertences e dinheiro das empresas.

Diversos batalhões militares participaram da Operação, incluindo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão de Radiopatrulha (BPRp).