4 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Operação Rede Limpa retoma fiscalizações nesta terça-feira

Ação é a segunda etapa da Operação Rede Limpa e visa conscientizar os empresários sobre as adequações necessárias nas caixas de gordura dos estabelecimentos

Equipes vão fazer a inspeção em caixas de gordura de bares e restaurantes. Foto: Ascom Casal

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) iniciou nesta terça-feira (23), uma vistoria em bares e restaurantes.

A ação é a segunda etapa da Operação Rede Limpa e visa conscientizar os empresários sobre as adequações necessárias nas caixas de gordura dos estabelecimentos.

Inicialmente, o trabalho será concentrado no bairro da Jatiúca, entre as Avenidas Álvaro Calheiros e Dr. Antônio Gomes de Barros, ponto de grande concentração de empresas de alimentação e, por consequência, onde há prejuízos na rede de esgoto da Casal, uma vez que a gordura em excesso é a grande vilã para obstruções nas tubulações.

As equipes irão percorrer os empreendimentos verificando três situações: se existe ou não a presença da caixa de gordura, se há o dimensionamento adequado para quantidade de refeições servidas e se a limpeza está sendo realizada no tempo correto.

A ação será educativa e prevê a vistoria de aproximadamente 180 estabelecimentos comerciais. Em casos de irregularidade, os proprietários serão notificados para efetuarem as intervenções necessárias.

“É uma parceria que traz benefícios para todos. Na semana passada, nossos fiscais ambientais participaram de um treinamento teórico e prático sobre a regularização nas caixas de gordura. As equipes vão trabalhar integradas nesta operação”. Rosa Tenório, gestora da Sedet.

Em janeiro, um edifício na Stella Maris foi notificado

Rede Limpa

A Operação Rede Limpa foi lançada em janeiro deste ano, por meio de uma parceria inédita entre a Prefeitura de Maceió e a Casal. Na primeira etapa das ações, o foco foi coibir intervenções nas redes de drenagem e de esgotamento sanitário, combatendo ligações clandestinas nas redes que deságuam na praia.

Foram coletadas 18 toneladas de resíduos, recolhidos de limpeza de caixas de passagem e de gordura, de galerias de esgoto e pluviais e de bocas de lobo. A operação também resultou em oito autuações e notificações por infrações e crimes ambientais em Maceió.

Um dos edifícios, localizado no Stella Maris, foi notificado por problemas na caixa de inspeção, que estava com infiltrações e levava esgoto para a galeria de redes pluviais.