7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Organização internacional diz que Lula é preso político no Brasil

Entidade vinculada a Anistia Internacional emitiu certificado, após as contendas jurídicas desse domingo (8)

A após a contenda judicial deste domingo (8), que terminou com a manutenção da prisão do ex-presidente Lula em Curitiba, a Organização Fundación Internacional de Derechos Humanos, vinculada a Anistia Internacional, concedeu o status de prisioneiro de consciência devido à “total ausência de genuínas e inequívocas provas, a violação do devido processo, a falta de garantias para a defesa do acusado e a parcialidade manifesta de uma parte dos juízes do processo em contra do acusado”.

O certificado o caracteriza como um preso político da justiça brasileira. Segundo o manual da Anistia Internacional, um prisioneiro de consciência é uma pessoa detida devido a suas crenças políticas, religiosas ou a outras conscientemente defendidas. A Fundación Internacional de Derechos Humanos acaba de conceder esse status a Lula.

O Patronato da Fundação Internacional dos Direitos Humanos se reuniu com urgência em sessão telemática neste domingo, e concordou em conceder o estatuto de prisioneiro de consciência em prisão arbitraria ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.