16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Partido Novo se rende ao dinheiro público do fundo eleitoral para campanhas

FFundo Eleitoral é abastecido com dinheiro do Tesouro Nacional e quando rechaçado por dirigentes e lideranças do Novo, quando foi criado

Dinheiro do tesouro nacional financia as campanhas políticas desde 2017

O partido Novo passará a usar o Fundo Eleitoral nas eleições municipais de outubro. As diretrizes para utilização da verba foram definidas na quinta-feira. Em 2015, quando a legenda foi registrada, a utilização de verba pública foi rechaçada pela direção e as lideranças do partido, que agora se renderam ao financiamento das campanhas com o dinheiro público.

“Decidimos usar as mesmas armas dos nossos adversários, mas com uma divisão técnica e transparente dos recursos”, disse o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro.

O Novo decidiu que cidades e estados vão receber proporcionalmente ao número de eleitores e tamanho das listas de candidatos. Já os candidatos e diretórios que conseguirem mais doações privadas terão uma proporção maior dos fundos.

 Fundo Eleitoral é abastecido com dinheiro do Tesouro Nacional e se destina ao financiamento das campanhas políticas. Ele foi criado em 2017 para compensar as perdas impostas por decisão do Supremo Tribunal federal (STF).