21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Paulão diz que Bolsonaro coloca em xeque a democracia com afronta grave ao estado de direito

Deputado disse que Silveira foi condenado por ameaçar a integridade física de ministros do STF e não por exercer liberdade de expressão

Paulão: Bolsonaro estimula o vilipêndio ao estado de direito

O deputado federal Paulão (PT-AL) acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de colocar “em cheque a democracia brasileira”, com a decretação do indulto para a Daniel Silveira (PL-RJ).

O deputado alagoano disse que o Legislativo precisa derrubar o decreto do presidente por que é totalmente inconstitucional e consiste em uma afronta grave à democracia no País e ao estado de direito.

Disse Paulão que o deputado Daniel Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaçar a integridade física de ministros do Supremo Tribunal Federal, inclusive ameaças de morte, e não por exercer seu direito de liberdade de expressão.

“Quem usa o argumento da liberdade de expressão, nesse caso da condenação, o faz para enganar os incautos e até para insuflar os apoiadores do bolsonarismo, que apostam no autoritarismo, na autocracia e no vilipêndio do estado de direito democrático”, disse o deputado.

Para ele, da forma como Bolsonaro fez para proteger o amigo de partido, condenado na justiça, só demonstra o que ele pensa em fazer mais à frente quando o povo brasileiro o derrotar nas urnas. Ou ainda, destacou, o que ele fará com os filhos que respondem processos na justiça se forem condenados. “É uma prática miliciana e nefasta de um governo que agora, mais de nunca, adota seus bandidos de estimação, afrontando as instituições do País”, acrescentou.

Paulão disse que Bolsonaro não governa por que sequer sabe o que é isso, mas usa o poder constituído apenas para elevar a bolha de sua claque. “O País não merece isso e agora mais do que nunca a sociedade organizada, bem como as instituições precisam reagir em nome do Estado de Direito, notadamente ameaçado”, concluiu.