19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Paulão diz que conquista da Ufal enche os alagoanos de orgulho

Ufal é a 11ª melhor do Brasil e uma das melhores do mundo

Paulão: Ufal eleva o sentimento de alagoanidade.

O deputado federal Paulão (PT-AL) disse que na Câmara dos Deputados que veio em muito boa hora a notícia de que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está classificada como uma das melhores do mundo, “elevando o nosso sentimento de alagoanidade e pertencimento”.

Para ele essa é uma realidade que o atual governo deveria observar com muito carinho, mas, no entanto, tem feito o inverso. “O que o governo Bolsonaro faz é cortar recursos, discriminar a vida acadêmica e perseguir quem não reza em sua cartilha”, declarou.

Assinalou que hoje a administração do campus da Ufal está sendo prejudicada em função dos recursos cortados pelo Ministério da Educação, fato que tem causado danos sérios aos cursos, programas e o próprio custeio da instituição na capital e no interior do Estado

Mas, Paulão disse ainda  que o povo alagoano deve se encher de orgulho com a valorização mundial da Ufal. “Tudo isso é fruto do trabalho dedicado de professores, servidores e e dirigentes que assumiram com responsabilidade e profissionalismo o compromisso com a educação de qualidade”, observou.

O deputado também parabenizou a reitora Valéria Correia e sua equipe pela dedicação com a causa universitária, assim como os alunos que saem engrandecidos e fortalecidos nesse processo de reconhecimento e valorização da Universidade Federal de Alagoas.

No ranking – A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é uma das 11 universidades brasileiras que entraram este ano no Times Higher Education, um dos principais rankings universitários do mundo. Liderada pela britânica Universidade de Oxford, a lista deste ano tem 46 universidades brasileiras, contra 35 no ano passado.

O salto fez o Brasil passar de nono para o sétimo país com maior número de universidades na lista, deixando para trás nações como Chile, Itália e Espanha. Todas as 11 novas instituições brasileiras foram classificadas na faixa de mais de 1.001. A classificação é feita em grupos a partir da posição 200.

Na edição deste ano, foram avaliadas 1.396 universidades de 92 países pelo Times Higher Education, instituição britânica, que produz uma das principais avaliações educacionais do mundo todo.

Para este ranking global, critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento são utilizados como indicadores de desempenho das universidades.

“Isso deve motivar a todos nós alagoanos que defendemos a educação de qualidade, que valorizamos a universidade e defendemos a autonomia dessas instituições. Mais importante ainda é que essa premiação vem numa hora fundamental para aumentar a autoestima da comunidade universitária em Alagoas, hoje extremamente perseguida pelo retrocesso civilizatório desse governo insano que se instalou no País”, concluiu Paulão

One Comment

Comments are closed.