20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Pelo AL Previdência, Gabinete Civil tem reunião com representantes do Sinteal e CUT

Luiza Barreiros detalhou o funcionamento do Fundo Garantidor para o cumprimento das obrigações previdenciárias com os servidores

Secretária manteve o compromisso do diálogo com os servidores públicos

Buscando manter o diálogo com as categorias do funcionalismo, a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que apresentaram questionamentos sobre a criação do Fundo Garantidor, através da Lei 8.759/22.

A finalidade é ter uma reserva financeira para que o Estado no futuro, caso seja necessário, tenha condições de cumprir suas obrigações previdenciárias com os servidores. O deputado estadual Ronaldo Medeiros acompanhou o encontro.

De acordo com Luiza Barreiros, foi aberta uma mesa de negociação com a categoria para que sejam esclarecidos os pontos questionados pelo sindicato em relação ao funcionamento da previdência estadual, bem como outras demandas da educação.

“O Governo estará sempre aberto para o diálogo com todas as categorias. Eles nos encaminharam um ofício solicitando informações acerca da lei e seus impactos e nós explicamos alguns pontos, mas outros detalhes precisam de uma reunião mais ampla. Agendamos uma nova data para nos reunirmos”.

O presidente do Sinteal, Izael Ribeiro, reforçou a necessidade de esclarecimentos. “Estamos buscando respostas sobre a situação das escolas repassadas para o Fundo Garantidor. Ainda não há uma clareza sobre vários detalhes dessa situação “, explicou.

“A lei não é clara sobre de onde virá os recursos para bancar os aluguéis das escolas, por isso estamos buscando respostas que a legislação não dá “, explicou a vice-presidenta Consuelo Correia.