20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Petrobras reduz em R$ 0,44 valor do diesel e em R$ 0,40 o da gasolina

Valor cobrado ao consumidor final nos postos é afetado por outros fatores

A Petrobras anunciou nesta terça (16) a redução em R$ 0,44 por litro do preço médio do diesel para as distribuidoras, que passará de R$ 3,46 para R$ 3,02.

Já o preço médio da gasolina será reduzido em R$ 0,40 por litro, passando de R$ 3,18 para R$ 2,78 – valor pago pelas distribuidoras.

Em nota, a Petrobras destaca que o valor cobrado ao consumidor final nos postos é afetado por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda.

Brasília (DF), 16.05.2023 - Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defende 'abrasileirar' preços e anuncia redução no valor dos combustíveis, em entrevista coletiva em Brasília. Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defende ‘abrasileirar’ preços e anuncia redução no valor dos combustíveis, em entrevista coletiva em Brasília. Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
“A Petrobras recupera sua liberdade de estabelecer preços. Nos alforriamos de um único e exclusivo fator, que era a paridade”, afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates à imprensa, em Brasília.

“Era hora de abrasileirar os preços dos combustíveis”, avaliou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacando que hoje é um dia de festa para o governo e para a sociedade.

Fim da paridade

Mais cedo, a Petrobras anunciouo fim da paridade de preços do petróleo com o dólar e o mercado internacional. Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, mas evitando o repasse para os preços internos.

Isso foi uma promessa do presidente Lula (PT), que durante campanha falou em mudar a política da Petrobras de atrelar os preços locais às taxas internacionais, como os preços globais do petróleo e o câmbio, em uma tentativa de tornar o combustível mais barato.

A nova estratégia usa duas referências de mercado:

O custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação. “Contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos”.

  • O valor marginal para a Petrobras, “baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”.
  • A Petrobras deve agora ter mais flexibilidade para praticar preços competitivos, “se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”.