7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

PF de Alagoas age contra grupo especializado em fraudar INSS

Benefícios de auxílio-doença eram concedidos para pessoas saudáveis, com auxílio de escritório de advocacia; Operação aponta prejuízo de mais de 440 mil reais

A Operação da Polícia Federação na manhã desta terça-feira (24), com a finalidade de reprimir crimes previdenciários em Maceió/AL, contou com a participação 30 policiais federais e um servidor da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. O nome da Operação é Partenon, nome grego em alusão ao estrangeiro que é um dos alvos na operação.

A associação criminosa especializada em fraudar o INSS, tem laços com um escritório de advocacia e possível participação de servidor daquele Órgão. Foram cumpridos ao todo seis mandados de busca e apreensão, após investigação iniciada ainda em 2015. Documentos e computadores foram recolhidos.

Uma denúncia à Polícia Federal e ao INSS em Maceió/AL apontou possível manipulação para concessão e manutenção de benefícios de auxílio-doença. Uma investigação encontrou recebimento de benefício de auxílio-doença por pessoa que não precisava, assim como a participação de escritório de advocacia e servidor do INSS, atuando em desfavor da Previdência Social.

O prejuízo identificado até o momento é superior a R$ 440 mil. Apesar disso, a estimativa é de que com a desarticulação do esquema criminoso, a economia anual deve ser de quase R$ 1,8 milhão.