16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

PGR propõe lei que responsabiliza policiais por não uso de câmeras corporais

Proposta da Procuradoria Geral da república foi enviada ao Ministério da Justiça

Projeto de Lei deverá ser definido pelo Ministério da Justiça

Por sugestão da Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério da Justiça vai criar normas de responsabilização funcional para policiais que não utilizarem câmeras corporais em suas fardas ou em desconformidade com os regulamentos.

O Ministério abriu consulta pública para elaborar um projeto de lei que busca institucionalizar o uso de câmeras corporais pelas forças de segurança em todo o país. A ideia em debate atualmente prevê transformar o item em parte do equipamento de proteção individual dos policiais.

Na proposta enviada pela PGR consta ainda que as imagens das abordagens policiais devem ser gravadas e armazenadas por, no mínimo, 90 dias. As ideias foram elaboradas pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional Contra o Racismo na Atividade Policial da Procuradoria.

O grupo foi criado em 2020 e tem o objetivo de “identificar práticas de racismo institucional no âmbito das forças federais de segurança pública, propor atuações e medidas para a eliminação de condutas discriminatórias e fomentar o debate público sobre o racismo nas instituições e nas atividades”.

A proposta feita determina que a lei precisa valer para policiais militares, civis, penais, bombeiros e peritos. No âmbito nacional, seriam atingidos por elas as polícias Federal e Rodoviária Federal.