4 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Interior

Pilar: MPE/AL instala Conselho Municipal de Segurança

Projeto é de colocar esses colegiados em todos os 102 municípios de Alagoas

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) realizou, nesta quarta-feira (31), uma audiência pública para instalar o Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg) de Pilar. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores do município e contou com a presença de representantes de instituições públicas e sociedade civil organizada.

A ideia da instituição ministerial é que o cidadão tenha ao seu alcance uma ferramenta participativa que aponte diretrizes e soluções para a realização da pacificação social, diminuindo os índices de violência e contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população.

O procurador-geral de Justiça, em exercício, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, ressaltou que para que o Conselho funcione satisfatoriamente é preciso a participação ativa do cidadão pilarense. “O Conseg pode dar voz a qualquer cidadão. Com essa parceria, logo chegaremos uma grande diminuição nos índices de violência”, declarou.

O coordenador do Centro de Apoio Operacionais às Promotorias de justiça de Alagoas (Caop), promotor de justiça José Antônio Malta Marques, falou sobre a necessidade da implantação dos conselhos. “Queremos esses colegiados em todos os 102 municípios de Alagoas. São muitas frentes que podem ser trabalhadas e muitas ações serão desenvolvidas a partir da atuação dos conselhos”, disse.

Além dos membros do Ministério Público, participou da audiência o prefeito de Pilar, Renato Rezende Rocha Filho. Também compuseram a mesa de honra a vice-presidente da Câmara Municipal, Joeli Pinheiro; a defensora Pública, Ariane Matos; os representantes da Polícia Militar tenente-coronel, Marcio Ferreira de Lima e o major Goulart.