17 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Política

PoderData coloca Lula com 40% e Bolsonaro com 30% no 1º turno de 2022

Petista não teria votos para vencer na 1ª rodada, já que adversários somados têm 49%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 40% dos votos em 1º turno contra 30% de Jair Bolsonaro (PL) se as eleições fossem hoje. O dado é de pesquisa PoderData realizada de 19 a 21 de dezembro de 2021.

Eles são seguidos pelo ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (Podemos), que marca 7%, tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), com 4% cada. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Há 1 mês, Lula pontuava 34%, quando o PoderData testava os nomes de Luiz Mandetta (DEM) e Cabo Daciolo (Brasil 35), que depois deram indicação de que devem ficar de fora da corrida pelo Planalto. Nesta rodada, foram incluídos 2 novos pré-candidatos: Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).

Para vencer no 1º turno, Lula teria de ter mais do que a soma de seus adversários. Hoje, os candidatos têm 49%. Já nos cenários de 2º turno, Lula vence contra todos os candidatos. Em todos os cenários testados, contra.

Fatiamento

Entre os homens, 37% votam em Jair Bolsonaro. Dentre as eleitoras mulheres, 44% escolheriam Lula. No recorte por idade, 39% dos que têm 60 anos ou mais votariam no atual chefe do Executivo, enquanto o petista tem 44% dos votos entre aqueles de 25 a 44 anos.

Bolsonaro tem seu melhor desempenho na região Norte, com 40% dos votos. Empata tecnicamente na margem de erro com Lula, que tem 44%. No Nordeste, Lula pontua 51% –seu melhor resultado regional.

Já quando considerada a escolaridade, 13% dos que cursaram ensino superior votariam em Sergio Moro. Entre aqueles que estudaram até o ensino médio, 35% votam em Bolsonaro.