22 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Polícia Rodoviária Federal precisa ser repensada, diz ministro Gilmar Mendes

As mortes da menina Heloísa, 3 anos, e de Genivaldo dos Santos, em Sergipe, foram alguns dos pontos questionados pelo ministro

Ministro Gilmar Mendes defende mudanças na estrutura da PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) “merece ter sua existência repensada”. A manifestação é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, após a morte da menina Heloísa dos Santos Silva, de 3 anos, baleada na cabeça por um agente da corporação durante abordagem no Rio de Janeiro.

O ministro se posicionou neste sábado, 16, ao tempo em que lembrou ainda a morte do sergipano Genivaldo dos Santos por agentes da PRF, que o asfixiaram em mala de carro, transformada em câmara de gás.

Mas, além disso, Gilmar Mendes ainda destacou o envolvimento de integrantes da corporação, no ano passado, em operações para tentar influenciar o resultado das eleições presidenciais no País.

Em postagem no X, ex-Twitter, Mendes se expressou:

“Ontem, Genivaldo foi asfixiado numa viatura transformada em câmara de gás. Agora, a tragédia do dia recai na menina Heloísa Silva. Para além da responsabilização penal dos agentes envolvidos, há bem mais a ser feito. Um órgão policial que protagoniza episódios bárbaros como esses – e que, nas horas vagas, envolve-se com tentativas de golpes eleitorais -, merece ter a sua existência repensada”, escreveu Gilmar em sua conta no Twitter.

E finalizou: “Para violações estruturais, medidas também estruturais”, acrescentou.