16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Postagem que incrimina Bolsonaro no 8 de janeiro é recuperada e pode virar prova

Postagem foi usada para incitar os atos antidemocráticos no Planalto no dia 8 de janeiro

Bolsonaro é acusado como mentor dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

O ex-presidente Jair Bolsonaro está em maus lençóis. Dados preservados fora do sistema da Meta, dona do Facebook, podem permitir acesso a um post deletado do perfil dele e que, segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), é fundamental para apresentar denúncia contra o ex-presidente por incitação aos atos do 8 de Janeiro.

Em resposta ao STF (Supremo Tribunal Federal), a Meta afirmou não ter mais em seus servidores o conteúdo solicitado.

No entanto um site sem relação com a empresa, chamado Metamemo, capturou o post de modo automatizado enquanto ele ainda estava na conta de Bolsonaro e armazenou seu conteúdo junto a outras informações sobre a publicação.

O uso de registros externos à Meta, porém, dependerá de validação de perícia externa para que eles sejam considerados como prova pelo Judiciário, segundo especialistas ouvidos pela Folha. Eles explicam, no entanto, que uma resposta enviada pela dona do Facebook seria a prova mais robusta de que o perfil de Bolsonaro de fato postou o conteúdo alvo de investigação. Procurado pela Folha, o Ministério Público Federal disse que ainda não foi informado sobre o vídeo arquivado pela Metamemo e que não adianta posicionamento.