8 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Prédio desaba após incêndio no centro de São Paulo

Cerca de 150 famílias moravam nos primeiros dez andares do prédio, que era uma ocupação irregular

Um edifício de 24 andares desabou na madrugada desta terça-feira (1º) depois de pegar fogo no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo. Cerca de 150 famílias moravam nos primeiros dez andares do prédio, que era uma ocupação irregular, de acordo com a Prefeitura.

O incêndio começou na madrugada, provavelmente no quinto andar. Os bombeiros evacuavam o prédio, quando ele desabou. Há, ao menos, três desaparecidos. Além disso, há indícios de que uma pessoa teria morrido, um morador que era socorrido pelos bombeiros por um cabo quando houve o desabamento.

Durante o incêndio, um segundo prédio, do outro lado da rua, acabou atingido pelas chamas durante o desabamento. O fogo já foi extinto pelas equipes de bombeiros e a construção não corre risco de desabamento.

O Corpo de Bombeiros ainda não confirma a origem do fogo. A área do desabamento está isolada e três outros prédios foram evacuados.

Ocupação irregular

O prédio era uma antiga instalação da Polícia Federal que estava desativada, e havia sido ocupada irregularmente. De acordo com o prefeito Bruno Covas (PSDB), havia 150 famílias no prédio cadastradas na Secretaria de Habitação para serem retiradas do edifício.

O edifício era uma das oito ocupações existentes no centro de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, 248 pessoas já foram localizadas e serão levadas a abrigos da Prefeitura.