7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Prefeitura cobra em Brasília celeridade no reconhecimento de estado de calamidade

Rui Palmeira busca com o Governo Federal apoio para as famílias que precisam desocupar seus imóveis

Nesta quarta-feira (27), o prefeito Rui Palmeira se reuniu, em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional.

A pauta dos encontros foi cobrar celeridade no processo de reconhecimento do estado de calamidade pública nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro.

“Pedimos agilidade por parte dos Ministérios para legitimar o nosso pedido de estado de calamidade. Hoje, percorremos alguns ministérios e amanhã teremos mais reuniões para discutir questões como a remoção das famílias que estão na área de alto risco e também pensar em um plano para seguir após a remoção. É importante pensar em questões como habitação para estas famílias e obras de drenagem para a região, por exemplo”. Rui Palmeira (PSDB), prefeito de Maceió.

Além disso, o gestor busca com o Governo Federal apoio para as famílias que precisam desocupar seus imóveis.

“Há a previsão para criar, através de portaria, um grupo único , envolvendo vários ministérios, para cuidar destas questões que envolvem a região. E isso é muito importante porque nos dá segurança deste apoio sólido por parte do Governo Federal”. Rui Palmeira.

Nesta quinta-feira (28), o prefeito deve se reunir com secretários executivos do Governo Federal e com o secretário da Defesa Civil Nacional, coronel Alexandre Lucas.

Calamidade

Após publicação no Diário Oficial de Maceió (Nº. 8.699, 25/03/2019), desta terça (26), o prefeito Rui Palmeira decretou Estado de Calamidade Pública nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro em decorrência do agravamento das fissuras em imóveis e vias públicas nestas regiões.

O decreto considera as fissuras no bairro do Pinheiro, os estudos geológicos da CPRM que indicam uma piorada da situação e a evolução das fissuras que provocaram danos em imóveis, muitos já evacuados, mais o parecer da Defesa Civil.

decreto havia sido anunciado ao procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, durante reunião no sábado passado, na sede do órgão ministerial, no bairro do Poço.