7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura de Maceió apresenta avanços no Centro de Tratamento de Resíduos

CTR de Maceió no Benedito Bentes será apresentado nessa sexta para os avanços na gestão e controle ambiental

Situado no Benedito Bentes, o CTR de Maceió está em funcionamento desde 2010

A Prefeitura de Maceió apresenta, nesta sexta-feira (17), os avanços na gestão e controle ambiental do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) da capital, situado no bairro Benedito Bentes.

A apresentação está marcada para as 9 horas e será realizada durante uma visita técnica programada ao local acompanhada por gestores municipais e representantes de órgãos estaduais e federais.

Os números e resultados serão expostos pelo responsável técnico da Estre Ambiental, empresa responsável pelo gerenciamento e funcionamento do CTR por meio de concessão em contrato com o Município no período de 20 anos.

O objetivo da visita técnica é apresentar o funcionamento do local, os métodos de monitoramento ambiental e as tecnologias que estão sendo estudadas para melhor utilizar os recursos provenientes dos resíduos sólidos que são levados para descarte no aterro sanitário.

“O CTR recebe diariamente 1,5 mil toneladas de resíduos, sendo mil somente de resíduos domiciliares, e tudo é descartado em uma célula impermeabilizada. Desta célula, por conta do armazenamento do resíduo, saem o chorume e gases. O chorume é direcionado para uma central de tratamento, que fica no próprio CTR, e passa por uma série de procedimentos avançados. Os técnicos estão monitoramento e realizando estudos para que este material seja reutilizado em irrigação e abastecimento de carros pipa. Já em relação aos gases, há estudos avançados para o reaproveitamento energético. Os resultados, com amostragem eficaz, serão apresentados durante a visita técnica”. Gustavo Acioli Torres, titular da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum).

A secretária municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Rosa Tenório, deve conduzir a visita técnica com o superintendente Gustavo Torres. “É um dos centros de tratamento mais modernos do Brasil, preparado para receber todo tipo de resíduo, representando um avanço para o Município”, destaca a gestora.