20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Presidente de Tribunal Militar vê indícios de golpe em 8/1 e culpa Bolsonaro por militarismo na política

Em entrevista ao GLoboNews, Francisco Joseli Parente Camelo também defendeu que militares não participem da política

Em entrevista ao Globo News, o presidente do STM (Superior Tribunal Militar), Francisco Joseli Parente Camelo, disse que os indícios de que houve uma tentativa de golpe contra o governo do presidente Lula (PT) são fortes.

Horas antes, o próprio Lula havia dito em transmissão ao vivo que está provado que houve uma tentativa de golpe coordenada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

“O presidente Lula hoje de manhã falou, realmente, os indícios de golpe houve, foram fortes, mas temos que dar oportunidade para todas as pessoas se defenderem”.

Ainda na entrevista, o presidente do STM defendeu que militares não participem da política. “É muito salutar que queiram ser candidatos, mas que vá e deixem as Forças”, afirmou.

Portanto, um militar do auto comando das Forças Armadas admitindo golpe e afirmando que Jair Bolsonaro fez mal às Forças Armadas, é mais um indício do óbvio que aconteceu naquele 8 de janeiro.

Joseli, no entanto, se negou a fazer avaliação sobre coronel Mauro Cid. “A gente não deve colocar o carro na frente dos bois, estaríamos ferindo o princípio de presunção de inocência”, disse Camelo, acrescentando que está certo de que Cid terá um julgamento justo na Corte, caso seja denunciado.