20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Presidente, governadores e ministros do STF fazem o pacto pela democracia

Caminhada até o STF une as instituições e as autoridades do País comprometidas com o estado de direito e a democracia

Lula, ministros e governadores deixam ao Planalto e vão a pé ao prédio do STF.

Na companhia de 27 governadores e ministros da corte de Justiça, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderou uma histórica e simbólica caminhada pelo prédio do Supremo Tribunal, principal alvo dos ataques terroristas, na noite desta segunda-feira, 9.

Na caminhada, Lula deu as mãos a Rosa Weber, presidente do STF. “Muito simbólica a caminhada de Lula, Janja, Rosa Weber e os governadores saindo do Planalto em direção ao STF, na caminhada do pacto pela democracia. É um recado aos golpistas.

À imprensa, o ministro Luíz Roberto Barroso comentou os ataques e disse ser muito doloroso ver o Supremo na condição em que se encontra. “Nossa preocupação agora é reconstruir o Supremo e, para isso, devemos também punir os responsáveis pelo estrago”, afirmou. O ministro ainda disse que o episódio envergonhou o Brasil diante do mundo.

Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou durante a caminhada que a crise está solucionada. “Temos evidentemente as marcar terríveis mas podemos afirmar que há uma normalidade institucional no país e essa reunião de hoje reafirma que há uma ampla união e que a paz institucional restabelecida será duradoura”, afirmou.

Lula, governadores e os ministros visitaram as instalações depredadas do prédio e firmaram o pacto de defesa da democracia para que as instituições continuem a funcionar normalmente no País.