17 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Preso, Lula não poderá votar

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reduziu para o mínimo de 20 eleitores aptos em estabelecimentos penais, ao contrário dos 50 anteriores

Um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi negado pelo plenário do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná e ele não poderá votar no primeiro turno da eleição, que acontece neste domingo (7). Lula está preso na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba desde abril.

O juiz Jean Leeck citou que Lula tem seu direito de voto preservado, mas “a sujeição ao claustro impede que vá à Zona Eleitoral na qual registrado para exercê-lo, não competindo a esta Justiça Especializada tratar dessa restrição à sua liberdade de ir e vir”.

Presos cuja condenação ainda não transitou em julgado, caso do ex-presidente, que mesmo condenado em segunda instância ainda tem recursos, podem votar.

Para a existência de uma seção eleitoral no local, o Código Eleitoral estabelece o número mínimo de 50 eleitores.  Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reduziu para o mínimo de 20 eleitores aptos em estabelecimentos penais.

A PF não informa quantos de seus encarcerados tem o desejo de votar. A defesa de Lula disse que pretende recorrer ao TSE.