21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Primeiro debate presidencial tem Tebet como destaque, Bolsonaro ofensivo e Lula na defensiva

Primeiro debate entre os candidatos alcançou a maior audiência do ano na Band, com propostas e algumas ofensas

Primeiro debate presidencial das eleições de 2022, realizado domingo (28) promovido por UOL, Band, Folha e TV Cultura, teve confronto direto entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao compararem Auxílio Brasil e Bolsa Família, os dois discutiram sobre o valor do benefício e o presidente, de forma mais agressiva e debochada, chamou Lula de ex-presidiário e que roubar estava em seu DNA. Com direito de resposta, o petista disse que Dilma sofreu um golpe por ter feito pedalada, enquanto que nada acontecia com Bolsoanro, que faz motociata.

Além dos dois favoritos na eleição, participaram do debate Ciro Gomes (PDT), Luiz Felipe D’Avila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Ciro tirou Bolsonaro do sério, sobre o fato do presidente ter questionado os dados de que mais de 30 milhões de brasileiros passam fome, Bolsonaro levantou a voz e afirmou que a fala do ex-governador do Ceará foi uma “demagogia”.

A senadora Soraya Thronicke disse ter ficado “brava” e “incomodada” com os ataques de Bolsonaro contra a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, após ela questionar Ciro sobre a cobertura vacinal do Brasil e afirmar que houve desinformação sobre as vacinas contra covid-19 que foram disseminadas pelo presidente. E chamou o presidente de “Tchutchuca do Centrão”.

Uma pesquisa qualitativa feita pelo Datafolha com 64 pessoas que acompanham o debate aponta que a maioria (31%) acredita que Ciro e Tebet apresentaram o melhor desempenho no primeiro bloco. Bolsonaro (41%) e Lula (21%) foram considerados os piores. No segundo bloco, a emedebista foi a melhor avaliada (37%). Bolsonaro foi o pior, com 45%.

Bolsonaro foi o principal alvo dos demais candidatos. E quanto usou seu tempo, rebateu com questionamentos, mentiu tanto quanto no Jornal Nacional e partiu pro ataque, especialmente contra Simone Tebet (MDB) e a jornalista Vera Magalhães, chamando-a de “vergonha do jornalismo” por ser, segundo ele, parcial.

Tebet, segundo apuração DataFolha, foi a que teve melhor desempenho no domingo. Propositiva e afirmando estar olhando para frente, usou como trunfo ser mulher, professora e ter tido uma atuação forte na CPI da Pandemia. Ao contrário da sua sabatina no Jornal Nacional, onde pegou o pior dia e foi exibida após o horário eleitoral, a senadora do MDB virou um pouco o jogo. ao menos neste dia.

Ciro foi coerente com sua sabatina da Globo e manteve seus canhões virados para Lula – apesar de atacar de frente o presidente Bolsoanro, o candidato do PDT estava disposto a tirar votos de Lula para alcançar uma vaga no segundo turno. Manteve calma e não entrou em combate com outros candidatos, mas fez caras e bocas quando Bolsonaro atacou Vera Magalhães.

D’Avilla, do novo, queria privatizar a tudo e a todos. Deveria começar pelo microfone que a Band ofereceu para ele, o pior do debate.

Soraya, segunda mulher no debate, ficou em cima do muro: com medidas econômicas próximas do bolsonarismo, destoou apenas quando ameaçou contar tudo o que sabia. E de forma dramática, pedir que um delegado aumentasse sua segurança.

Lula parecia cansado. Com certa arrogância, riu quando Bolsonaro o perguntou sobre corrupção logo no começo. Desconversou e não falou sobre o assunto. Evitou confrontos diretos com o atual presidente e tentou retirar votos de Ciro ou outros candidatos da segunda via. Desperdiçando tempo em suas respostas, pode ser considerado que mais teve a perder no debate.

Audiência

O primeiro debate entre os candidatos  alcançou a maior audiência do ano na Band e uma das maiores da TV Cultura em 2022.

Segundo dados preliminares mensurados pela Kantar Ibope Media, o pico de audiência do encontro entre os presidenciáveis ultrapassou 14 pontos e chegou a superar a Globo, alcançando a liderança por alguns minutos na Grande São Paulo. Às 22h22, a Band tinha 14,5 pontos ante 13,5 da Globo.

O patamar dobra o saldo da estreia de Fausto Silva na emissor. Em 16 de janeiro, quando lançou seu programa na emissora, Fausto Silva obteve 9,9 pontos de pico na Grande São Paulo, com média de 8,3 pontos ao longo do programa todo. A Band não tem superado 4 pontos na faixa das 21h de domingo.