2 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Projeto de alunos do Sesi/AL para inclusão de deficientes visuais ganha prêmio nacional

Placas em Braille visam a amenizar os transtornos enfrentados pelos deficientes visuais no dia a dia, unindo sustentabilidade e acessibilidade.

Alunos são anunciados vencedores | Reprodução

O projeto de alunos da Escola Sesi Cambona que utiliza sobras de obras e material plástico na produção de placas de sinalização em Braille foi premiado no desafio nacional “Criativos da Escola”, categoria “Inclusão”. O objetivo da ideia é amenizar os transtornos enfrentados pelos deficientes visuais no dia a dia, unindo sustentabilidade e acessibilidade.

Na sua sexta edição, o desafio faz parte do movimento global “Design for Change”, presente em 65 países, com o envolvimento de 2,2 milhões de jovens e crianças, que reconhece as mais diversas ações de estudantes destinadas a promover transformações na sociedade.

Foram 580 projetos de todo o Brasil e 50 premiados. Cada um deles receberá R$ 2 mil para ser colocado em prática. “Isso, com certeza, nos impulsionará para que continuemos a transformar essa realidade para melhor, levando esse projeto para vários estabelecimentos e contribuindo para que os deficientes visuais tenham seus direitos cumpridos”, disse o aluno Jhonata Augusto Silva, de 16 anos, cursando o 1º ano do ensino médio na Escola Sesi Cambona.

Orientado pela professora de Geografia Andrea Souza, o projeto “Placas em Braille Sustentáveis” também foi construído pelos alunos do 1º ano Eduardo Mamedes Martiniano Monteiro, 15, e do 2º ano, Jayane Milena Tavares Melo, 16.

Segundo a professora Andrea, o projeto teve boa recepção na escola. “Alunos e funcionários perceberam que as identificações em placas em Braille ao lado das salas são primordiais para os deficientes visuais, permitindo sua autonomia de locomoção dentro do ambiente escolar”, explicou.

De acordo com a diretora da Escola Sesi Cambona, Alessandra Damacena, o desenvolvimento de projetos que impactam na sociedade e conseguem projeção nacional é resultado de um modelo de ensino que está dando certo. “Na Rede Sesi/Senai buscamos sempre estimular o aluno a buscar e a produzir conhecimento, através de questionamentos do que acontece no entorno dele, trazendo soluções para a sociedade”, afirmou.