20 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Projeto Meu Transporte Novo deve beneficiar 75 mil alunos que dependem de ônibus escolar em AL

Novo programa da Educação prevê entrega de 200 ônibus escolares para reforçar as frotas estadual e municipal

Fotos: Jonathan Lins

Em algumas regiões, ter um veículo para levar e trazer os estudantes à escola é fundamental para garantir a presença deles em sala de aula. Na zona rural, esse cenário é ainda mais frequente, o que pode acabar influenciando também nos números de evasão escolar.

Foi com o compromisso de acabar com essa dificuldade que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lançou o programa Meu Transporte Novo, beneficiando diretamente mais de 75 mil jovens que dependem do ônibus escolar no estado para se locomover.

Até o fim do programa serão entregues mais de 200 transportes escolares que chegam para reforçar as frotas estadual e municipal da rede pública. Nos últimos meses, a Educação realizou uma verdadeira caravana pelo estado com a entrega de mais de 60 ônibus escolares para 50 municípios alagoanos.

“Historicamente, essa problemática já prejudicou alunos de várias cidades do estado. Para sanar essa questão, o Governo de Alagoas adquiriu 200 ônibus, dentro do novo programa da Educação, Meu Transporte Novo, que chegam para fortalecer as frotas estaduais e municipais. Essa tem sido uma iniciativa de ganha a ganha, uma vez que reduzimos despesas das prefeituras para compra ou locação de veículos e garantimos mais qualidade e segurança para os alunos, que agora contam com transportes 0km modernos e renovados”. Rafael Brito, secretário da Educação.

No município de Junqueiro, por exemplo, situado na região Agreste do estado, mais de 700 estudantes da Escola Estadual Padre Aurélio Góis dependem do transporte escolar.

Vacinação dos estudantes 

Além de beneficiar os municípios com o reforço da frota escolar, a Seduc também disponibilizou os veículos do Meu Transporte Novo para auxiliar na vacinação  dos adolescentes contra a Covid-19.

Para essa ação, foram criadas rotas especiais com destino aos postos de vacinação, o que contribuiu para garantir a imunização dos jovens matriculados nas escolas da rede estadual. Apenas na capital, foram transportados alunos de mais de 100 escolas.

Desde agosto, a ação atua diariamente na capital Maceió, os veículos buscam os estudantes nas unidades escolares com destino ao ponto de vacinação do Maceió Shopping e, após receberem a dose, retornam nos ônibus para as escolas de origem. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 76.563 alagoanos de 12 a 17 anos foram vacinados com a primeira dose, sendo 43.199 na capital.