21 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Interior

Quatro municípios: Ministério Público investigará barragens em Alagoas

Promotores agendaram para o dia 11 de março uma reunião com todos os responsáveis

Barragens em Alagoas consideradas de risco e com potencial dano serão investigadas, em quatro municípios, após Ministério Público Estadual abrir dois inquéritos civis públicos para investigar suas situações.

Barragem da Casal em Quebrangulo

De responsabilidade da Casal, as barragens Caçamba e Carangueja são localizadas no Município de Quebrangulo, além de outras três administradas pela Usina Reunidas Serestas, em Teotônio Vilela (Gulandim, Prado, São Francisco) e uma cada em São Sebastião e Junqueiro (Piauí e Bosque IV,respectivamente) são as que mais buscam preocupação.

Os promotores agendaram para o dia 11 de março uma reunião com todos os responsáveis para que eles possam apresentar os documentos e estudos relacionados, como Plano de Segurança da Barragem e de Ações Emergenciais , além de Licença Ambiental e Certificado de Regularidade.

A tragédia ocorrida em Brumadinho e Mariana motivou a convocação de membros do Ministério Público para fazer uma atuação em todo país e evitar novas tragédias. Além dos representantes, também serão convocados os representantes da SEMARH, IMA/AL, CREA/AL, Defesa Civil Estadual.