11 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Receita sofre novo calote da elite financeira que teve divida perdoada

Nos últimos 10 anos os ricos receberam o perdão de mais de R$ 176 bilhões

O governo de Michel Temer perdoou no ano passado uma dívida bilionária de bancos e empresários brasileiros na Receita Federal. Depois fez um Refis – Refinanciamento de débitos com descontos de multas e juros de até 90%. A elite financeira do País aderiu, comemorou, e agora já dar novo calote na Receita de mais de 3 bilhões.

Isso de maio de 2017, quando foi lançado o Refis, até agora. Para a Receita essa é uma prática recorrente da elite financeira do Brasil. Diante da prática recorrente, de aderir ao programa, parcelar em anos luz as dividias e em seguida deixar de pagar o que foi combinado contratualmente.

Resultado, como de praxe, vão ficar aguardando um novo programa para outro acordo e dessa forma ir rolando o calote com a conivência do Estado, da justiça e demais instituições fiscalizadoras.

Uma situação bem diferente dos pobres devedores comuns. Esses mortais quando devem e não pagam a Receita logo executa, a justiça pune e, via de regra, perdem tudo. Para os barões das grandes avenidas brasileiras sorrisos e tapinhas nas costas, pois são chamados de “homens de bem”. Ou será de bens?

Pelos dados da Receita Federal, nos últimos 10 anos, o esse pessoal deixou de pagar “apenas” R$ 176 bilhões. Exatamente por que tiveram suas dívidas tributárias perdoadas.