7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Reeducandos: Campanha de vacinação será retomada nesta segunda

Com a Imuniza e Humaniza, estimativa é que mais de cinco mil doses da vacina sejam aplicadas até o final da iniciativa

Imunizar 100% da população carcerária, esse é o objetivo da Gerência de Saúde da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) A campanha Imuniza e Humaniza será retomada entre os dias 4 e 8 de junho. A expectativa é que mais de cinco mil doses da vacina contra o vírus da influenza sejam aplicadas nos presídios e prédios administrativos da Seris. No ato da vacina, é importante apresentar o cartão vacinação.

Seris promove o bem-estar dos servidores penitenciários e reeducandos, conforme preconiza a Lei de Execução Penal. Foto: Jorge Santos

Iniciada no final de maio, a campanha havia sido suspensa em razão da paralisação dos caminhoneiros. Vale lembrar que o ambiente de confinamento dos presídios torna os reeducandos e servidores penitenciários mais vulneráveis a proliferação do vírus. Por isso, há um cuidado especial dos profissionais que integram a Gerência de Saúde, seja com mutirões e atendimentos individualizados, diariamente.

Estudos apontam que a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e aplicada pela Seris é a forma mais eficaz para prevenção da influenza, responsável por causar uma infecção viral aguda do sistema respiratório, que causa calafrios, mal-estar, dores de cabeça, musculares e de garganta, além de prostração e tosse seca.

Confira o cronograma da Campanha Imuniza e Humaniza

Segunda-feira (4): Centro Administrativo do Complexo Prisional, das 9h30 às 16h;

Terça-feira (5): Sede da Seris, das 9h às 14h, e Casa de Custódia, das 8h30 às 16h;

Quarta-feira (6): Presídio Cyridião Durval, das 8h30 às 16h;

Quinta-feira (7): Penitenciário de Segurança Máxima, das 8h30 às 16h;

Sexta-feira (8): Presídio de Segurança Máxima, das 8h30 às 14h.