27 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Reformas no HGE são iniciadas com a construção de um novo Centro de Imagem

Ideia é reformular tudo, investir na humanização, com a possibilidade de criar mais leitos humanizados

Novo Centro de Imagem HGE está sendo construído em terreno anexo à unidade

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e a Área Azul do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, estão passando por um processo de revitalização, como parte de programação de reformas iniciada este mês

Ao mesmo tempo, um novo Centro de Imagem está sendo construído, em um terreno cedido pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que terá ligação direta com o hospital e concederá, aos profissionais e pacientes, mais conforto e realização de exames.

“O HGE já realiza exames de raios-X, tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, entre outros exames de imagem. Com a construção desse novo Centro de Imagem, nós receberemos mais um tomógrafo, ofertaremos novas e confortáveis salas de espera, de emissão de laudos e de recuperação. A expectativa é grande e demonstra um trabalho importante de planejamento feito pelas equipes técnicas”. Paulo Teixeira, médico gerente do HGE.

Novo Centro de Imagem HGE vai qualificar o diagnóstico dos pacientes atendidos

Na Área Azul, a arquiteta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Claudia Nobre Paes, informou que todo o setor será reformado e isso inclui a recepção, com novos banheiros adequados a pessoas com deficiência, além da Unidade de Dor Torácica (UDT), farmácia, os consultórios e as salas do Serviço Social (com espaço apropriado a recebimento dos familiares dos pacientes), de observação, de urgência, de observação cardíaca (com leitos humanizados), de descanso (masculina e feminina) e de convivência.

A ideia é reformular tudo, investir na humanização, com a possibilidade de criar mais leitos humanizados, com boxes individualizados, que tenham local para acompanhante.

“A nossa intervenção contemplará elementos de vedação, esquadrias, portas, janelas, acabamentos, revestimentos, pinturas, louças, acessórios, lavatórios, metais, bancadas, rodapés, soleiras, bate macas; também estão inclusas as adequações no sistema elétrico, de gases medicinais, de climatização, de comunicação visual, de descartes, de acessibilidade e de paisagismo”. Claudia Nobre Paes, arquiteta.

Os nutricionistas e seus auxiliares também serão contemplados com os esses investimentos iniciais. Para o SND estão programadas áreas específicas para o condicionamento de verduras, cereais, legumes, massas e carnes; armazenamento de dietas especiais; produção de lanches com coifa; lavanderia e desinfecção de carros; despensa; almoxarifado; antecâmara; resfriamento; carga, descarga e guarda de mantimentos e insumos; recepção e inspeção; vestiários; guarda enteral; e sala de trabalho para os profissionais.

Serviço de Nutrição e Dietética do HGE está passando por reforma

“A reforma no SND tem como base uma nova reestruturação, onde será feita a reformulação de toda a área para uma melhor humanização e atendimento, com o objetivo de assegurar mais funcionalidade para o espaço. Diante disso, observamos a necessidade de demolição e construção de algumas paredes, além da troca de revestimentos para a melhor disposição. Toda a intervenção será realizada obedecendo às orientações dos acessos existentes, dimensão do local a ser reformado e posicionamento estratégico, buscando o melhor funcionamento para a edificação, além de obedecer a todas as normas vigentes”. Paulo Carvalho, engenheiro.

O projeto e a execução das obras são de autoria da Sesau, por meio da Gerência de Serviços Gerais e das Superintendências de Atenção à Saúde e Administrativa. Segundo o gestor do órgão, Alexandre Ayres, até 2022 o HGE receberá intervenções que possibilitem a modernização, e melhores condições de trabalho e de aproveitamento das áreas.

Sem fechar as portas, acolhendo 24 horas todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitarem de cuidados de Média e Alta Complexidade, porém, adotando fluxos temporários que permitam o trabalho dos operários e a continuidade dos atendimentos em outros ambientes.

“Nós construímos hospitais novos, modernos, de ponta, algo que nenhum outro governo fez para os alagoanos em tamanha magnitude, alcançando do Sertão ao Litoral. Então, eu faço questão de, enquanto secretário de Estado da Saúde, até o final da gestão do governador Renan Filho, entregar um novo HGE, que dê aos especialistas, que estão entre os melhores de Alagoas, mais condição de trabalho e, assim, assegurar a melhoria do acesso e do atendimento à nossa população”. Alexandre Ayres.