7 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Renan Calheiros diz que entrará na Justiça por ser alvo da Abin paralela de Bolsonaro

PF revelou que descobriu um esquema de espionagem ilegal que monitorava políticos como Renan, jornalistas e até funcionários do Ibama

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) se manifestou sobre as informações que constam do relatório da Polícia Federal (PF), sobre ele ser um dos alvos em operações ilegais realizadas pela “Abin paralela” durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais: Bolsonaro mandou Abin paralela espionar ministros do STF, além de Lira e Renan

“Como democrata, lamento e repudio que estruturas do Estado tenham sido criminosamente capturadas para atuar como polícias políticas, com métodos da Gestapo, um pântano repugnante e sem fim. Sigo confiante nas instituições, na apuração, denúncia e julgamento dos culpados”, disse ontem o ex-presidente do Senado Federal e ex-relator da CPI da Covid.

Entretanto, ele hoje subiu o tom:

“Vou entrar na Justiça, até em cortes internacionais, como assistente da acusação no escândalo Abin. A grampolandia na cúpula da CPI mostra que a investigação pode ter sido embaraçada na ação marginal de órgãos de Estado. Fatos novos para PGR reabrir partes engavetadas por Aras”. Calheiros, no X.

Abin Paralela

Na quarta fase da Operação Última Milha, que apura desvios na Abin (Agência Brasileira de Inteligência), a Polícia Federal revelou que descobriu um esquema de espionagem ilegal que monitorava políticos, jornalistas e até funcionários do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). A notícia revoltou os monitorados.

De acordo com a PF, lista de espionados vai desde autoridades do judiciário a jornalistas. Confira:

  • Poder Judiciário
    Ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luis Roberto Barroso e Luiz Fux.
  • Poder Executivo
    Ex-Governador de São Paulo, João Dória; Servidores do Ibama Hugo Ferreira Netto Loss e Roberto Cabral Borges; Auditores da Receita Federal do Brasil Christiano José Paes Leme Botelho, Cleber Homen da Silva e José Pereira de Barros Neto.
  • Poder Legislativo
    Deputado Federal Arthur Lira (Presidente da Câmara dos Deputados), Deputado Rodrigo Maia (então Presidente da Câmara dos Deputados), Deputados Federais Kim Kataguiri e Joice Hasselmann, Senadores Alessandro Vieira, Omar Aziz, Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues.
  • Jornalistas
    Monica Bergamo, Vera Magalhães, Luiza Alves Bandeira e Pedro Cesar Batista.