19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Renan Filho afirma que Campos Neto deve explicação ao Senado por não baixar juros

Sobre Arthur Lira, o ministro dos Transporte de Lula disse estar acostumado com essa rivalidade política

O ministro dos Transportes, Renan Filho. Foto: Marcelo Camargo

Em, entrevista aos jornalistas Carla Araújo e Josias de Souza. do UOL, o ministro dos Transportes no governo Lula, Renan Filho, cobrou do presidente do Banco Central, Campos Neto, explicações por manter os juros em 13,75%, apesar da melhoria na economia nacional.

Ele classificou como “divergência interna” e “cercadinho” Campos Neto se pronunciar apenas por atas.

“Se comunicar por ata é mais ou menos como se comunicar em um cercadinho. Você bota o que quer, o sujeito lê e interpreta como quiser. No cercadinho é assim, você fala o que quer e o outro lado lá interpreta do jeito que for. Agora não. Ele vai ter que se explicar à política”.

Arthur Lira

Renan Filho também comentou as divergências com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reconhecendo que as famílias Calheiros e Lira “marcham em diferentes campos” na política regional e nacional, mas evitou falar sobre os boatos de que o presidente da Câmara teria “pedido a cabeça.

“Não acredito que isso impacte o meu trabalho na frente do ministério. Eu represento o MDB, um partido de aliança do presidente Lula. Acho que o Ministério dos Transportes tem um papel relevante na recuperação econômica do país. O presidente Lula tem demonstrando isso e procuro separar essas questões políticas das questões administrativas, apesar de vivê-las a todo momento”.