19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Saúde

Santa Casa trouxe neurocirurgião australiano para debater novas tecnologias

Hospital reuniu neurocirurgiões em Maceió no o simpósio Complex Cases in Neurosurgery

Médicos da Santa Casa na companhia do australiano Charles Teo

A Santa Casa de Maceió, por meio do seu Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, promoveu o simpósio Complex Cases in Neurosurgery com a presença dos especialistas Duarte Cândido e Charles Teo, este vindo da Austrália.

Com palestras e dinâmicas, o evento foi realizado no sábado (7), na sede do hospital, reunindo neurocirurgiões, neurologistas, residentes e acadêmicos de medicina interessados na área.

O encontro, cuja abertura foi feita pelo coordenador do Serviço do hospital, o neurocirurgião Dr. Ado Calaça, abordou o desenvolvimento crescente das tecnologias e inovações do setor de saúde, a atualização e a democratização do conhecimento que cria maiores oportunidades para os profissionais do setor e promove a melhoria dos cuidados com os pacientes, além de maior segurança na utilização dos produtos e serviços.

“Foi um prazer receber o professor Charles Teo, um neurocirurgião que opera em diversos centros de referência no mundo todo, ele sempre enfatiza a importância de se fazer investimentos em tecnologia”, disse Calaça.

Para Charles Teo, todos os neurocirurgiões compartilham a mesma paixão em operar e o mesmo compromisso com seus pacientes. “Infelizmente, o prognostico do tratamento não é determinado por paixão e comprometimento, e sim pela estrutura técnica disponível, pelos os instrumentais cirúrgicos, como microscópios, endoscópios, e etc. A neurocirurgia é a que mais depende de estrutura técnica, pois não é possível realizar os procedimentos sem que haja uma boa visualização, uma boa iluminação e uma boa magnificação do campo operatório. Sem esses requisitos técnicos é muito difícil dar um bom resultado para o paciente”, afirmou.

Organizador do evento, o neurocirurgião da Santa Casa de Maceió, Duarte Cândido, contou como a parceria da Aesculap Academy, que possibilitou a realização do simpósio com um nome internacional de peso.

“Esse evento começou após um convite da Aesculap Academy, que, assim como a Santa Casa é uma instituição centenária e que compartilha um compromisso muito grande com o ensino na área da saúde em todo mundo”, disse o especialista.

No simpósio, foram abordados os desafios do tratamento de casos extremamente complexos das patologias que acometem a base do crânio, assim como as patologias neurocirúrgicas vasculares que são realizados aqui e em poucos lugares no mundo. Ainda na programação, Duarte Cândido trouxe à discussão, os casos realizados neste serviço.