7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Seca em Alagoas faz os rios do Estado desaparecerem

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Alagoas divulgou um dado preocupante: pelo menos 20 rios do Estado estão completamente secos.

No Rio Traipu, em Jaramataia, já é possível ver as pedras antes cobertas pela correnteza, e até uma estrada que atravessa o rio de uma margem a outra. Já em Dois Riachos, o rio também desapareceu e virou campo de futebol.

E a situação vai além de nos chamados rios temporários: o Paraíba do Meio, que nasce em Pernambuco, e segue até o interior de Alagoas, deixou de ser abastecido pelos que secaram e não enche há 8 anos.

Nem mesmo o Velho Chico escapa deste cenário desolador: o Rio São Francisco está com a menor vazão já registrada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em toda sua história, de 550 m³/s.

Chuva não vem

Para que isto mude, seria necessário ao menos dois ou três anos de chuvas consecutivos na região. Algo que, não deve acontecer.

Com observações feitas no Oceâno Pacífico, a Oscilação Decadal do Pacífico, que altera a temperatura do Oceano e dita a quantidade de chuvas no litoral brasileiro, tudo indica que este período de chova só deve ocorrer apenas em 2025.

Além disso, apesar da intensidade da seca neste período ser menor do que no ano passado em todo Nordeste, uma área do estado de Alagoas é mais atingida por uma condição extrema.