19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Seis brasileiros no páreo: passada a fase de grupos, veja quais equipes seguem na briga pela Libertadores

Flamengo e Atlético-MG podem cruzar o caminho de Palmeiras, Flumiense, Athletico-PR e Internacional já nas oitavas

Getty Images

Por Dyego Barros

Passada a fase de grupos da Copa Libertadores da América, apenas 16 clubes seguem na briga pelo título mais importante do continente. Dentre as sete equipes brasileiras que buscavam avançar às oitavas de finais, apenas o Corinthians fica pelo caminho. Eliminado precocemente, o Timão bateu o Liverpool do Uruguai por 3 a 0, com um time repleto de garotos, na última quarta-feira (28), e se despediu do torneio confirmando a vaga para a Sul-Americana, após garantir a terceira posição do grupo E.

Enquanto isso, Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras seguem firme no certame. Além das forças do país, quatro argentinos, dois colombianos, um boliviano, um equatoriano, um paraguaio e um uruguaio permanecem no páreo.  O sorteio dos confrontos do mata-mata acontece na próxima quarta, dia 5 de julho, às 13h (de Brasília), em Luque, no Paraguai, onde está localizada sede da Conmebol.

No evento, as equipes serão colocadas em dois potes. Times do primeiro vão enfrentar os do segundo nas oitavas, sem qualquer restrição. Assim, há possibilidade de confrontos entre brasileiros. Em chaves opostas, os arquirrivais Boca Juniors e River Plate também podem ter os caminhos cruzados.

No pote 1, por terem encerrado a fase classificatória na ponta de seus grupos, estarão Palmeiras, Athletico-PR, Internacional e Fluminense. Já no pote 2, teremos Flamengo e Atlético-MG. Enquanto o argentino Racing superou a campanha do rubro-negro no grupo A, o Galo ficou atrás do Furacão no grupo G.

Confira todos os classificados:

Primeiros colocados (definem as oitavas em casa):
– Racing (Argentina)
– Internacional
– Palmeiras
– Fluminense
– Independiente del Valle (Equador)
– Boca Juniors (Argentina)
– Athletico-PR
– Olimpia (Paraguai)

Segundos colocados:
– Flamengo
– Nacional (Uruguai)
– Bolivar (Bolívia)
– River Plate (Argentina)
– Argentinos Juniors (Argentina)
– Deportivo Pereira (Colômbia)