20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Seleção inicia ciclo para a Copa de 2026 sob o comando de Fernando Diniz

Brasil estreia nas Eliminatórias Sul-Americanas em Belém (PA), diante da modesta Bolívia

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Por Dyego Barros

A Seleção Brasileira inicia, nesta sexta-feira (8), sua caminhada rumo à classificação para a Copa do Mundo de 2026, diante da Bolívia, na largada das Eliminatórias Sul-Americanas. O duelo que acontece às 21h45, no Estádio Mangueirão, em Belém (PA), marcará a estreia de Fernando Diniz no comando da Amarelinha.

Com base na formação testada pelo treinador de 49 anos ao longo da realização dos trabalhos táticos, o Brasil deve ir a campo com Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães, Rodrygo; Raphinha, Richarlison e Neymar, que faz seu primeiro jogo pelo Brasil desde a eliminação da Seleção nas quartas de final do Mundial do Catar, para a Croácia.

Neste ciclo, seis países se classificarão ao Mundial que será disputado no Canadá, Estados Unidos e México de forma direta, através da seletiva da Conmebol. O sétimo colocado na tabela de classificação, ao final da competição, ainda terá a chance de assegurar vaga no torneio da FIFA disputando uma repescagem intercontinental.

No pontapé inicial de Diniz à frente da pentacampeã, seu maior desafio será conseguir executar a proposta de um futebol vibrante, envolvente e criativo, que o caracteriza enquanto profissional, em um intervalo curto, de poucas sessões de treinamentos.

Entre altos e baixos, o estilo arrojado do ex-jogador levou o Fluminense à semifinal da Taça Libertadores. No primeiro semestre do ano, também com Diniz no banco, o Tricolor das Laranjeiras conquistou o bicampeonato carioca, batendo o arquirrival Flamengo.

A expectativa da CBF é que Fernando Diniz dirija a Seleção até o meio da temporada de 2024, quando deve dar lugar ao italiano Carlo Ancelotti, hoje no Real Madrid.