19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Senado chama Campos Neto para falar sobre os juros de 13,75%

Decisão se deu após divulgação de ata do Copom, que revela divergências entre os conselheiros

Senado quer tomar depoimento de Campos Neto sobre alta dos juros

O Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, foi chamado para depor na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, para se explicar sobre a taxa básica de juros de 13,75%, considerados os mais altos do mundo.

O requerimento para ouvir Campos Neto foi aprovado na tarde desta terça-feira, 27.

Apesar do requerimento, o presidente do BC se apresenta ao Senado se quiser, considerando que não houve convocação, mas um convite, formulado pelo líder do governo, senador Randolfe Rodrigues.

“Não podemos mais ficar parados vendo esses juros frearem o desenvolvimento do país”, declarou Randolfe ao apresentar o requerimento de convite.

A falta de sinalização em relação à possibilidade de queda dos juros tem gerado um incômodo cada vez mais entre o ministro da Fazenda, Fernando haddad e o presidente do Banco Central. Isso sem falar da última declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que Roberto Campos Neto “joga contra a economia brasileira”.

A decisão de chamar o presidente do BC se deu após a divulgação da Ata do  Comitê de Política Monetária (Copom), que revelou divergências entre os integrantes sobre a cobrança estratosférica dos juros na economia brasileira.