16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Senado rejeita nome de indicado por Lula para Defensoria Pública da União

Defensor Igor Roque foi rejeitado após um colega difamar a imagem dele junto aos senadores. Chamou-o de abortista e maconheiro

Igor Roque, o defensor público rejeitado no Senado para DPU

Considerado um advogado progressista, o defensor público Igor Roque teve seu nome rejeitado pelo Senado Federal, na noite desta quarta-feira, 25, para o cargo de comando da Defensoria Pública da União (DPU).

A decisão do Senado surpreendeu o governo e o meio político por ter sido a primeira vez que o plenário nega a indicação de um nome recomendado pelo presidente da República.

Ele precisaria de, pelo menos, 41 manifestações favoráveis para assumir. Mas teve 38 votos contra, 35 a favor e uma abstenção.

Em julho, o advogado chegou a ser sabatinado e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, sob relatoria do senador Humberto Costa (PT-PE).

Segundo as informações, a rejeição de Igor Roque foi trabalhada nos bastidores do Senado Federal por um colega. Um ex-defensor público-geral teria conversado com senadores na intenção de difamar o escolhido por Lula, vendendo uma imagem de “maconheiro” e “abortista” do defensor público geral escolhido por Lula, em lista tríplice.